sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto Horta Escolar

Olá pessoal,

Hoje consegui postar nosso vídeo da Horta!
Esse foi um dos projetos mais legais do ano e agora após finalizar tudo e analisar os pontos positivos e negativos, quero dividir minhas conclusões com vocês, nutris, pais, profes e alunos...

Sempre achei que os projetos de horta eram muito trabalhosos e não davam certo... por isso mesmo que elaborei todo um planejamento de aulas e trabalho prático para fazer funcionar esse ano....
Nas escolas que já conheci e trabalhei algumas que tinham horta ou não davam colheita ou ninguém cuidava direito e pensando nisso que resolvi, eu me responsabilizar por todo o cuidado da horta nas escolas que fiz esse ano!

E nem tudo foram flores, além de aulas adiadas pela chuva, pragas e matos em excesso, sementes que não germinaram e tempos de colheita errados... mas não foi empecilho para os bons resultados...
É muito gratificante ver as crianças admiradas com os brotinhos de alface e vendo as sementes virarem folhinhas e melhor ainda é ouvir os pais dizendo que depois do projeto as crianças querem plantar as sementes que encontram e cuidar das plantinhas de casa!

Uma das minhas prioridades no projeto foi sempre associar uma atividade, um aprendizado junto com a aula prática, para além de saber como é o cultivo e plantio das sementes, eles aprendessem também sobre os alimentos que estávamos plantando...

E a cada semana lá estava eu pensando atividades com metodologias diferentes para as 3 faixas etárias que eu tinha aula... e fiz de tudo um pouco: pintura, tinta, corte e cola, teatro, poema, música, vídeo, colagem de sementes, fantoches, histórias....

Acho que o saldo foi positivo e realmente é muito trabalhoso, mas ao mesmo tempo muito recompensador!

Abaixo um vídeo com as fotos e evolução da horta na Escola Curumim!
Nesse dia de encerramento, as crianças viram o vídeo, receberam suas atividades de volta em um envelope personalizado e ainda receberam uma mudinha de alface de lembrança, para continuar a horta em casa!

Adorei!
E ano que vem tem mais!




Bjus nutritivos,
Até a próxima!

3 comentários:

  1. Estou encantada com o projeto! Trabalho com Merenda escolar e adoro me envolver com crianças e adolescentes. Apesar da rede ser muito grande e o numero de nutricionistas pequeno, estamos começando a lidar com a educação nutricional, e o trabalho de voce inspira! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Ellen, que projeto lindo! Sou estudante de nutrição e tbém pretendo trabalhar com escolas. Seu projeto me motivou mais ainda e pretendo, quem sabe, implantar por aqui. Bjos

    ResponderExcluir
  3. OI Ellen... vou mostrar o video da horta para as minhas alunas :) adorei :)

    ResponderExcluir